top of page
canal startup neg logo.png
compartilhe 

Colunistas & parceiros 

14380171_1283298195013899_46468490040732
Debora Saldanha 
Palestrante especialista em Estratégias de Marketing e comunicação digital  
siga Debora Saldanha
nas redes sociais
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Experiência, envolvimento e propósito:

4 dicas para gerar engajamento!

Hoje, o marketing e a publicidade não são mais apenas uma questão de lembrar a marca ou educar seus clientes sobre seus produtos. Trata-se muito mais de envolver seu público de uma maneira que impacte e impulsione o compartilhamento e a conversão e, ao mesmo tempo, gere confiança e fidelidade com seus clientes. A conscientização e o engajamento da marca são o foco principal nas mídias sociais e isso ocorre a partir de experiências, envolvimento e um propósito muito bem comunicado.

O trabalho desenvolvido nas redes sociais vai muito além de apenas conseguir fãs, seguidores. Mais do que nunca, é preciso buscar o crescimento e obtenção de resultados mais focados em ação, engajamento. De que adianta ter um grande número de seguidores e não ter nem 10% de envolvimento com suas publicações? Claro, temos que buscar a presença de marca, e no caso, mais pessoas em nossos perfis. Porém, estas pessoas precisam estar ali porque entenderam que há algum valor no que você faz, no que fala, nas suas publicações. Elas precisam querer fazer parte! Melhor ainda se elas optarem por “ver primeiro” no facebook ou”‘ativar notificações” de sua conta no twiiter, instagram ou youtube. Aí sim o objetivo foi atingido.

Como ainda não temos como saber e medir o número destas ações, só saberemos se estamos no caminho certo quando o alcance e envolvimento das publicações se converterem em nosso objetivo principal, que pode ser a venda de produtos, serviços, ou apenas gerar mais autoridade de marca. Esse envolvimento gera um engajamento que nos trará uma visão quantificável das ações do público - e essas ações, por sua vez, desencadeiam mais ações, e assim gera mais relevância, alcance, conversão.

Mas temos que lembrar, e concordar, que o público realmente ativo em nossas mídias é uma pequena porcentagem de toda a nossa base de fãs/seguidores, e por isso a importância de buscar ao máximo aumentar a atividade, o engajamento. E o verdadeiro caminho para o que isso aconteça é construir uma interação significativa através de um bom conteúdo. Como? Vamos às dicas:

  1. Conheça muito bem seu público e o grupo de qual ele faz parte! Todos participam de grupos – na sociedade, nas redes sociais, no whatsapp - com mesmos gostos, interesses, um nicho em comum. Conhecendo seu público você irá conhecer estes grupos, e então, será mais fácil atingi-los de forma mais rápida e consistente.

  2. Produza um conteúdo compartilhável! Pense sempre: eu compartilharia isso? Se sim, ótimo! Se não, reveja. E mais, o conteúdo deve ser pensado também para o seu “público interno” - colaboradores, equipe, stakholders. Eles também devem compartilhar, principalmente eles! Se eles não o fazem, quem irá fazer? Além de que são compartilhamentos “garantidos”, ou seja, a base de amigos de cada um destes será impactada, e poderá ali ter algum possível interessado no assunto que pdoe repassar para frente, e gerar mais ações, sucessivamente.

  3. Conte mais da sua história e propósito! Cada vez mais o conteúdo está humanizado, falando de pessoas para pessoas, e este é o caminho certo. Mesmo uma grande empresa, quem a construiu? Quais histórias estão por trás do seu negócio, da sua startup? O que o motivou a ter uma idéia e empreender? Tudo isso são perguntas que geram conteúdo que o público, os clientes se interessam em saber. Cada vez mais somos impactados por propósitos, e buscamos os grupos que possuem o mesmo ideal. Se você souber transformar isso em conteúdo, com certeza irá gerar muito mais confiança, automaticamente, gerando mais envolvimento.

  4. Experiência de marca! Todos já participamos de algum teste em alguma rede social, ou já inserimos logos de causas, times, até partido político em nosso avatar. Isso tudo é experiência! Testes, lives nos bastidores, fotos e vídeos 360, imagens com enigmas, palavras que somadas a datas formam uma frase do que somos, sorteios (legais), levar do on para o off. Só isso já é experiência. Imagina quem puder aderir à realidade aumentada, virtual. Cada vez será mais fácil e temos que estar preparados para todos os tipos possíveis de experiências que pudermos disponibilizar para nosso público. As rádios aderiram aos lives nas redes sociais e deu certo! Por que será? Porque, além de ser mais um canal de comunicação, as pessoas querem saber quem está por trás, como funciona, etc. Experiência!

 

Eu poderia falar de muitos outros exemplos, mas estes acima são os principais! Tudo sempre pesando em criar conversas, gerar debates, questionar através das enquetes, fazer o o público participar! Produzir um conteúdo que o público queira fazer parte, queira compartilhar, e que trará como resultado um maior engajamento, mais influência e relevância para alcançar novos públicos, também interessados em participar.

No Brasil, a criatividade é com certeza o ponto focal de boas campanhas em mídias sociais e de um alto engajamento de marcas, que nem precisam ser tão grandes para conseguir. Não só pelos seus memes, mas também pela força em produzir conteúdo emocional, humanizado, que impacta. Além de ser o segundo país com mais seguidores na maioria das redes sociais, sua população está cada vez mais atenta às novas informações online, querem comprar mais pela internet, interagir e compartilhar, preferencialmente se forem os primeiros. Temos que saber aproveitar!

Não só no Brasil, mas no mundo, o consumo de conteúdo está aumentando cada vez mais, pois está prontamente disponível, móbile, fácil de consumir e os clientes estão com “fome”! A diferença é que eles estão justamente mais informados e qualidade e opção deixaram de ser valor, é o básico!

Por isso, utilize o que você sabe sobre seu público, o grupo que ele está inserido, seja criativo, relevante e nunca esqueça seu propósito. Faça isso com freqüência e então você conseguirá gerar conscientização, criar demanda e fazer com que seu público se envolva e aja!

bottom of page